Assessoria de Comunicação e Marketing do Instituto de Estética Martha Mendonça

Óleo Essencial de Cedro Japonês ( HIBA ) – Inseticida Natural Contra Baratas e Mosquito

ÓLEO ESSENCIAL DE CEDRO JAPONÊS (HIBA) – INSETICIDA NATURAL CONTRA BARATAS E MOSQUITOS

Com a chegada do verão os espaços urbanos se tornam mais propensos à invasão de pragas como baratas e mosquitos.

O aumento das temperaturas e da umidade do ar, favorece a proliferação destes animais, que acabam nos importunando e também podem trazer inúmeras doenças as nossas casas e ambientes de convívio social.

O óleo essencial de cedro japonês (Thujopsis dolabrata) é um repelente natural, rico em thujopseno, seu componente majoritário, e outros terpenos, que lhe conferem propriedades inseticidas e repelentes.

Os insetos, como os mosquitos, são atraídos pelo nosso próprio corpo, que continuamente exala inúmeros cheiros por meio da transpiração. Os agentes repelentes atuam entupindo os pequenos poros presentes nas antenas destes animais, estruturas sensoriais que lhe permitem reconhecer odores e estímulos externos. Ao obstruir estes canais, não só impedem sua aproximação, como também prejudicam a atividade destes insetos.

Os repelentes convencionais são característicos por possuir odor forte e muito desagradável, além de terem em sua composição substâncias tóxicas prejudiciais ao nosso organismo.

O cedro japonês é uma planta conífera, pertencente à família Cupressaceae, natural do Japão e muito presente na Coreia. É considerado como um “falso” cedro, pois dependendo da região pode adquirir outras denominações, sendo também conhecida como hiba. É usualmente comum na ornamentação de jardins e templos sagrados. No Japão é possível encontrar espécimes seculares da planta.

O óleo essencial de cedro japonês, é extraído por destilação à vapor da madeira, contém uma série de terpenos neutros e ácidos fênicos em sua composição. Além de possuir propriedades inseticidas, um estudo realizado em 2011 na Coreia, concluiu que o óleo de cedro também possui atuação antibacteriana e antifúngica. Os principais componentes e bioativos do óleo foram responsáveis por inibir o desenvolvimento de uma série de micro-organismos e controlar dermatites e lesões cutâneas provocadas por fungos e bactérias.

 

Adquira seu óleo essencial de cedro japonês em nossa revenda: www.marthamendonca.com.br

REFERÊNCIAS: In vitro Na+/K+-ATPase inhibitory activity and antimicrobial activity of sesquiterpenes isolated from Thujopsis dolabrata – December 2011, Volume 34, Issue 12, pp

Share
Back To Top