Assessoria de Comunicação e Marketing do Instituto de Estética Martha Mendonça

Óleo Essencial de WinterRgreen para Tratamento de Infecções Fúngicas

Óleo Essencial de WinterRgreen para Tratamento de Infecções Fúngicas

As infecções fúngicas estão entre as patologias mais recorrentes dentre as queixas médicas da atualidade.

A disseminação de fungos resistentes aos medicamentos convencionais compromete a eficácia dos tratamentos atuais e provoca a alta incidência dessas condições, que costumam apresentar quadros frequentes e prolongados.

Um estudo brasileiro recente revelou que o óleo essencial de wintergreen (Gaultheria procumbens) possui significativas atividades antifúngicas, em especial contra cepas de Candida albicans, fungo responsável pela candidíase.

Nesse estudo, realizado in vitro com hemácias humanas, o óleo essencial apresentou excelentes resultados no controle de cepas dos microrganismos, rápida absorção e atuação no organismo, bem como baixo risco de toxicidade.

As análises foram realizadas com cepas de diferentes espécies de leveduras do gênero Candida, como C. parapsilosis e C. krusei, responsáveis por infecções no trato urinário, com Concentração Inibitória Mínima (CIM) e

Concentração Fungicida Mínima (CFM) entre 8 e 128 µg/mL. Os resultados foram ainda mais eficazes contra cepas de C. albicans, patógeno predominante quando se trata de candidíase recorrente, com CIM e CFM entre 4 e 8 µg/mL.

O óleo essencial manifestou ainda efeito sinérgico ao ser associado à anfotericina B, medicamento indicado para tratamento de pacientes com infecções fúngicas progressivas potencialmente graves. Seu mecanismo de ação não foi averiguado no estudo, no entanto, foi observado que não envolve efeito sobre a parede celular ou membrana plasmática do microrganismo.

O wintergreen é um pequeno arbusto pertencente à família Ericaceae, nativo das florestas do leste da América do Norte e distribuído em regiões de clima temperado. Seu nome é uma referência à capacidade da planta de manter-se verde, mesmo durante o inverno. O óleo essencial de wintergreen é extraído das folhas da planta e, no contexto da Aromaterapia, é amplamente reconhecido por suas propriedades analgésicas e relaxantes da musculatura.

O estudo em questão revela novas propriedades farmacológicas do óleo essencial de wintergreen e do salicilato de metila, seu componente majoritário, que demonstrou ser um composto que possui vários efeitos biológicos sobre o corpo humano. Em conjunto, esses resultados sugerem que esse óleo essencial representa uma nova e promissora possibilidade entre os produtos com atividade antifúngica, em especial contra cepas de C. albicans.

Quer conhecer de pertos os benefícios do óleo essencial de wintergreen?

 

Você encontra esses produtos  no Instituto Martha Mendonça ou na loja virtual do instituto Acesse: https://www.marthamendonca.com.br

 

 

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

SALES DE ASSIS, Kivia. Avaliação das atividades antifúngica e toxicológica do óleo essencial de Gaultheria procumbens. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Faculdade de Farmácia, Universidade Federal da Paraíba. Resumo.

#professoramarthamendonca

#institutomarthamendonca

Share
Back To Top