Dicas – Aromaterapia

Esclarecendo melhor terminologias

Aromatologia

Termo agregado pelo Scientific Institute of Aromathology da França e que concebe todo o estudo científico dos efeitos e propriedades dos óleos essenciais, desde sua ação psicológica, aspectos clínicos, gastronômicos, estéticos e energéticos. É o estudo científico dos óleos essenciais.

Aromaterapia

 

Aromaterapia é uma técnica que nasceu na França nas primeiras décadas do século passado, e envolve a utilização de óleos essenciais com o objetivo de equilibrar a mente, o corpo e o espírito. A palavra “aroma” se remete a cheiro e “terapia” a cura. Se dividiu em dois grandes sistemas: a Aromaterapia inglesa, que se fixou mais no emprego dos óleos essenciais para o bem estar, seja através da massagem, inalações ou tratamentos estéticos, e a Aromaterapia francesa (ou aromatologia) que além destas abordagens abrange o emprego clínico dos óleos essenciais e seu uso como fitoterápico.

Aromacologia®

 

A “The Fragrance Foundation” e o “Sense of Smell Institute” criaram e patentearam em 1989 em Nova York, o termo aromacologia que define cientificamente a influência dos cheiros sobre as emoções e sentimentos. Aromacologia é um termo criado para descrever o conceito desenvolvido para o estudo das inter-relações entre Psicologia e Tecnologia de fragrâncias.

Osmologia

 

É o estudo dos odores, da percepção olfativa destes e das reações comportamentais e emocionais que eles evocam nos seres vivos.

Psicoaromaterapia

 

Este termo também define a utilização visando a ação psicológica dos óleos essenciais.  Sua diferença para a aromacologia em si, é que na psicoaromaterapia, se estudam os efeitos somente dos óleos essenciais 100% puros, e na aromacologia, todos os tipos de aromas, naturais e sintéticos, bons e desagradáveis, são estudados.

Terapia Aromática Integrada

Novo termo criado e empregado pelo médico aromatologista francês Daniel Pënoel para os praticantes da aromatologia.

Referências:

1. AGORA, The Aromatherapy Global Online Research Archives – http://www.nature-helps.com/agora/agora.html

2. Flégner, Fábián László – Aromatologia para Iniciantes – Ed. Laszlo (em prelo)

3. Flégner, Fábián László – Guia de óleos essenciais de todo o mundo – Ed. Laszlo (em prelo)

4. Lawless, Julia. The Illustrated Encyclopedia of Essential Oils. Rockport, MA: Element Books, Inc., 1995.

5. Tisserand, Robert B. The Art of Aromatherapy. Rochester, VT: Healing Arts Press, 1977

6. Price, Penny – Aromathology – Price Academy – www.penny-price.com

Share
Back To Top