Óleo essencial de yuzu para redução do estresse

 

Fonte: Laszlo

ÓLE ÓLEO ESSENCIAL DE YUZU PARA REDUÇÃO DO ESTRESSE O ESSENCIAL DE YUZU PARA REDUÇÃO DO ESTRESSE

O estresse está tão presente em nossas rotinas, que em certos dias parece nos acompanhar desde o momento em que o relógio nos desperta, até a hora em que nos deitamos para –tentar- descansar.

Um fato é certo, ele faz parte de nossas rotinas e há quem diga que em pequenas doses é até mesmo salutar. No entanto, vivemos em um ritmo tão imperativo e desenfreado, que se torna difícil lidar conscientemente com os efeitos negativos do estresse sobre a nossa saúde física e mental.

O autocuidado nem sempre requer esforço ou demanda tanto do seu tempo. Os óleos essenciais são práticos, eficientes e podem facilmente ser introduzidos na sua rotina, além de trazerem um benefício adicional: deixam nosso dia a dia muito mais agradável com os seus deliciosos aromas!

O óleo essencial de yuzu (Citrus junos) possui um aroma cítrico muito requintado e relaxante. Ele pode te auxiliar tanto após um dia (ou muitos dias) de estresse acumulado e também antes de eventos que te deixam naturalmente estressado.

O yuzu é uma fruta de aparência semelhante a uma pequena laranja muito popular no Japão. O seu óleo essencial é extraído das cascas da fruta e distingue-se das fragrâncias das demais frutas cítricas por agregar notas aromáticas muito atraentes e requintadas, integrando os aromas da toranja e tangerina, com nuances sutis de bergamota e limão.

Rico em limoneno, um reconhecido ansiolítico e sedativo do sistema nervoso, o óleo essencial de yuzu demonstrou em estudos reduzir os níveis de cromogranina (CgA), um biomarcador de estresse. A cromogranina é uma proteína liberada de forma rápida e progressiva por nossos corpos, quando estamos sob algum tipo de estresse mental. Os níveis de CgA podem manter-se altos em nosso organismo mesmo na fase de recuperação, após uma hora de sua estimulação.

Estudos realizados com mulheres submetidas a inalação do óleo essencial de yuzu por dez minutos, demonstraram a queda imediata dos níveis de CgA salivar, revelando inibição de atividades excitatórias no sistema nervoso simpático. Juntamente a esta redução dos níveis de estresse a nível fisiológico, foram observados os efeitos psicológicos do aroma do yuzu. As voluntárias também apresentaram redução dos níveis de tensão, ansiedade, desânimo, irritabilidade e confusão mental.

Situações onde o yuzu pode te auxiliar:

  • – Falar em público
  • – Realização de atividades aritméticas complexas
  • – Realização de exames acadêmicos
  • – Dias com acúmulos de tarefas e preocupações e dificuldade de se organizar
  • – Quadros de exaustão nervosa
  • – Realização de exames como retirada de sangue
  • – Irritabilidade constante

O estresse é um ciclo vicioso e você até não dar a devida atenção a certos detalhes, mas nosso corpo passa a nos enviar alertas quando algo não está indo bem. Os quatro sinais ou sintomas frequentemente comuns do estresse são: tensão mental, sono insuficiente, tensão física especialmente na região do pescoço e ombros, e falta de energia. Você anda ouvindo o seu corpo?

Quando foi a última vez que você fez algo para cuidar de si?

Quer introduzir os óleos essenciais em sua rotina de autocuidados?

Você encontra todos os nossos produtos na lojas física do Instituto de Estética Martha Mendonça em Icaraí Niterói ou na loja virtual. Acesse: https://www.marthamendonca.com.br

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

MATSUMOTO, Tamaki, ASAKURA, Hiroyuki, HAYASHI, Tatsuya. “Effects of Olfactory Stimulation from the Fragrance of the Japanese Citrus Fruit Yuzu (Citrus Junos Sieb. Ex Tanaka) on Mood States and Salivary Chromogranin A as an Endocrinologic Stress Marker.” Journal of Alternative and Complementary Medicine 20.6 (2014): 500–506. PMC. Web. 4 Oct. 2018.

 

#professoramarthamendonça
#institutomarthamendonça
#professoramarthamendonca
#institutomarthamendonca.
#aromaterapeutamarthamendonça
#óleosessenciaismarthamendonça
#cursoestéticaearomaterapia
#cursosmarthamendonça

Share
Back To Top