Pesquisa Revela que o Óleo  de Copaíba é mais Potente  que DIclofenaco  Sódico

Pesquisa Revela que o Óleo  de Copaíba é mais Potente  que DIclofenaco  Sódico



O diclofenaco de sódio é um dos medicamentos mais consumidos atualmente. Comercialmente conhecido como Cataflam ou Voltarem, é amplamente empregado para o alívio de dores e inflamações.

É indicado para uma série de condições, como artrites, enxaqueca, cólica menstrual, dores na coluna, inflamações dentárias, pós-operatórios, dores e inflamações de modo geral.
Embora de uso muito comum, o diclofenaco de sódio pode aumentar o risco de desenvolver problemas cardíacos, principalmente em idosos, além de também poder interagir com outros medicamentos, reduzindo seus efeitos.

Um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, revelou que o óleo essencial de copaíba (Copaifera officinalis) tem os mesmos efeitos do diclofenaco de sódio, possuindo ação anti-inflamatória duas vezes mais potente que o fármaco.

Realizado in vivo e in vitro, os testes foram aplicados em camundongos com inflamação induzida da pleura, membrana que envolve os pulmões e edemas nas patas, inchaços pelo acúmulo anormal de líquido no tecido subcutâneo. O óleo essencial de copaíba 1%, apresentou atividade significativa a partir da dosagem de 12,5 mg/kg.

O óleo atua inibindo o aumento de leucócitos, impedindo o extravasamento protéico, que por sua vez, contribui para a amenização da inflamação. No presente estudo o óleo de copaíba apresentou 75% de inibição dos leucócitos, reduzindo o edema em um intervalo de 4 horas após o estímulo inicial. Os resultados foram duas vezes mais eficazes do que os efeitos provocados pelo diclofenaco de sódio, quando comparados em dosagem de 100 mg/kg.

A copaíba é uma árvore nativa da região tropical da América Latina e da África Ocidental. 16 espécies da planta são nativas e encontradas apenas no Brasil, especialmente na região amazônica, onde destaca-se como a planta medicinal mais conhecida e utilizada pela população.

O óleo essencial é obtido através da oleoresina da copaíba, que por sua vez, é extraída do tronco da árvore. Sua atividade anti-inflamatória é atribuída a presença do β-cariofileno, constituinte majoritário do óleo e maior fonte natural conhecida deste composto.

Destaca-se por suas atividades anti-inflamatórias, cicatrizantes, antirreumáticas, ansiolítico, analgésico, contribuindo também para tratamento de endometriose e no auxílio em compulsão por drogas.

A Laszlo possui disponível a oleoresina de copaíba e o óleo essencial, possuindo como diferencial o óleo de copaíba branca. O óleo de cobaíba branca Laszlo apresenta qualidade superior e muito intrínseca a região onde as árvores crescem. É rico em alfa-humuleno, componente que aumenta consideravelmente sua ação anti-inflamatória, analgésica e anticancerígena.

Acesse nossa loja virtual: www.marthamendonca.com.br

REFERÊNCIAS: RAMOS, Souza Freiman Mônica. Desenvolvimento de microcápsulas contendo a fração volátil de copaíba por spray-dr ying: estudo de estabilidade e avaliação farmacológica – 2006.
Fonte: LASZLO

Share
Back To Top